sábado, 19 de novembro de 2011

Em 2012 Alunos mais informatizados com Tablets

Mais tecnologia e mais acesso aos cursos profissionalizantes para os alunos dos dois últimos anos do ensino médio. Ontem foi lançado o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec), que oferecerá 6.897 vagas em 84 cursos de qualificação, distribuídos em 24 cidades pernambucanas. Hoje será publicado no Diario Oficial o edital de licitação para a compra de 170 mil tablets (computadores pessoais) para todos os estudantes do 2º e do 3º ano do Ensino Médio das escolas públicas estaduais.
Os tablets farão parte do material didático dos estudantes e contarão com softwares educacionais. Os computadores terão acesso à web e todas as 1.112 escolas da rede pública contarão com rede de internet sem fio (wi-fi) até o final de 2012 - hoje essa tecnologia está disponível em cerca de 300 unidades educacionais. Os tablets serão cedidos em regime de comodato aos alunos. Ao fim do 3º ano, as escolas doarão os equipamentos aos alunos aprovados. A previsão é entregar os tablets entre março e julho do próximo ano. Os estudantes poderão levar os computadores para casa. 

Em 2012, tanto os alunos do 2º quanto os do 3º ano do ensino médio receberão os equipamentos. A partir de 2013, os computadores serão entregues apenas aos do 2º ano.

>>Profissionalização em escolas de Arcoverde

Alunos de três escolas da Rede Estadual em Arcoverde que cursam o 2º e o 3º anos do ensino médio também serão os principais beneficiados com as novas vagas para os cursos profissionalizantes por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico. Também podem se candidatar aqueles que fazem parte do projeto Travessia e do programa de Educação de Jovens e Adultos das escolas da rede estadual.

O Pronatec é uma iniciativa do governo federal em parceria com o Senai, o Senac, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) e a Secretaria de Educação de Pernambuco. Da segunda a sexta-feira da próxima semana, os interessados devem fazer a pré-matrícula. As vagas serão disponibilizadas para os primeiros cadastrados em cada curso. Cada estudante poderá optar por um único curso. Os selecionados terão que fazer a matrícula final entre os dias 28 deste mês e 2 de dezembro nas instituições que irão ministrar os cursos.
 
Tags/Educação

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...