quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Adagro emitirá Selo de Inspeção Provisório para queijarias de Bodocó que firmarem TAC




À tarde desta quarta-feira (10) foi propícia para uma reunião com discussões voltadas para a produção de queijos artesanais fabricados em Bodocó, como também para a divulgação da lista das queijarias que receberão o Selo de Inspeção Provisório e poderão voltar a comercializar queijos em Petrolina.

A reunião foi realizada no Parque de Exposição Antonio Bezerra da Rocha, local onde está localizada a Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Econômico e o escritório da Adagro. Participaram do encontro, a gerente geral da Adagro, Erivânia Camelo, a gerente da regional da Adagro Petrolina, Maria do Carmo, técnicos do órgão, o secretário municipal de Agricultura, Romero Cunha, a gerente do Sebrae Araripina, Lucélia Barros e proprietários de queijarias.

Ficou definido que os produtores terão um prazo de seis meses para construírem novas fábricas dentro das normas de exigências da Adagro. Será firmado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre o produtor, o Ministério Público, a Adagro e a Prefeitura de Bodocó para que todas as exigências sejam cumpridas pelas partes.  

Após levantamento técnico realizado pelo órgão de defesa e fiscalização, Erivânia Camelo  divulgou a lista com os seis primeiros estabelecimentos que receberão o selo e, cujos proprietários assinarão o TAC, a partir desta sexta-feira (12).

“Resolvemos dar um tempo de seis meses para que os produtores se estruturem e construam novas fábricas, atendendo as exigências da Adagro. Só receberá o selo quem se comprometer que vai construir a fábrica dentro das normas. Os produtores irão assumir um compromisso com a Adagro, Ministério Público e a Prefeitura de Bodocó. O selo será intransferível e só terá validade dentro do Estado de Pernambuco,” afirmou Erivânia.

Para o titular da pasta da Agricultura no município de Bodocó, Romero Cunha, “a decisão da Adagro foi muito importante para que os proprietários que receberão o selo possam se adequar às normas do órgão de fiscalização, como forma de melhor estruturação e para não perder o mercado de Petrolina. Aguardamos a adesão dos demais produtores para que possamos dar continuidade à cadeia produtiva do leite, que é tão importante para o nosso município,” afirmou.

Queijarias que receberão o selo:
Queijaria Apolinário; Queijaria São José; Queijeira Paraibana; Queijaria Sítio Pocinhos; Queijaria Queiroga (Timorante) e Queijaria Santo Inácio (Ouricuri).
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...