sábado, 31 de dezembro de 2011

ISRAEL GUERRA SE FIRMA COMO PRÉ-CANDIDATO DA OPOSIÇÃO EM ARCOVERDE

Vereadora Célia, Ver. Jairo, Israel Guerra e Ver. Niltão

O Instituto de Pesquisas MÚLTIPLA divulgou nesta sexta-feira a última pesquisa de 2011 para as eleições de 2012. O objetivo da Múltipla Pesquisa e Consultoria é levantar junto a população de Arcoverde, avaliação do cenário político da eleição de 2012 para prefeito e vereador. A amostra permitindo representatividade para o conjunto de moradores de Arcoverde, contou com 300 casos distribuídos nas duas zonas residenciais do município. A metodologia das entrevistas entre os diversos segmentos pesquisados foi feita através de contas definidas com base em dados censitários, refletindo as proporções da população segundo as variáveis: sexo, idade, escolaridade renda do entrevistado e zona residencial. Utilizou-se o método de amostragem probabilística por área, isto é, o universo pesquisado foi dividido em áreas de coletas e foram sorteados aleatoriamente as ruas e os domicílios, sendo entrevistado, apenas um morador por residência pesquisada. A grandeza da amostra assegura um grau de confiança nas respostas de 95,5% e uma margem de erro, máxima de 5,8. Isso significa, na linguagem técnica que, para cada 100 levantamentos simultâneos realizados, com a mesma metodologia, em 95 deles os resultados estariam dentro da faixa de erro máxima prevista. Durante a divulgação da pesquisa, o diretor do Instituto Múltipla, Ronald Falabela disse apostar que o cenário da disputa eleitoral em Arcoverde deverá mesmo ficar entre os candidatos Madalena Brito e Israel Guerra.

QUESTÃO 20 –ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE ARCOVERDE – CENÁRIO 10 (PERGUNTA ESTIMULADA)
RESPOSTAS
RESULTADO %
CANDIDATO APOIADO PELO PREFEITO
ISRAEL GUERRA
NS/NR
46%
25%
29%
TOTAL
100%














Observação 1- De acordo com pesquisa divulgada a 15 dias pelo IPEC, Israel Guerra contava com 18% na pergunta estimulada, ou seja, em apenas 15 dias o pré-candidato da oposição apresenta um acréscimo de 7%.

QUESTÃO 15 –ELEIÇÃO PARA PREFEITO DE ARCOVERDE – CENÁRIO 5 (PERGUNTA ESTIMULADA)
RESPOSTAS
RESULTADO %
MADALENA
ISRAEL GUERRA
NS/NR
55%
24%
21%
TOTAL
100%













Observação 2 -  Quando a pergunta cita os nomes dos favoritos a eleição 2012, o quadro se apresenta ainda melhor para a oposição. Israel Guerra continua técnicamente avançando, isso prova, como disse o diretor desse instituto de Pesquisa, Ronald falabela, que a disputa ficará mesmo entre Madalena Brito, caso o prefeito Zeca assim decida, e Israel Guerra, pré-candidato da oposição.

QUESTÃO 26 –REJEIÇÃO PARA PREFEITO DE ARCOVERDE – (PERGUNTA ESTIMULADA)
RESPOSTAS
RESULTADO %
LUCIANO PACHECO
JULIÃO GUERRA
GEOVANE FREITAS
ROSA BARROS
WELINGTON ARAÚJO
ISRAEL GUERRA
MADALENA BRITO
NS/NR
26%
19%
12%
9%
6%
4%
3%
21%
TOTAL
100%













Observação  3 - De acordo com o consultor político, Melck Aquino, um dos resultados mais importantes numa pesquisa eleitoral é o resultado da rejeição. "É um índice extremamente importante, porque candidato com rejeição baixa significa grande margem de possibilidade de crescimento na intenção de voto. Já um candidato com rejeição alta, na maioria das vezes aponta para uma só tendência: aumentar ainda mais a negativa do eleitorado. Costuma-se dizer que dificilmente um candidato com índices muito alto de rejeição consegue se eleger". O que devemos levar em conta então nesse atual resultado é a diminuição do índice de rejeiçaõ de Israel Guerra, em Julho, a pesquisa apontava um resultado de 7%, hoje apenas 4%, caiu consideravelmente. Percebe-se ainda que Madalena não é citada neste quesito, ou seja, tinha 0% de rejeição, hoje está com 3%.  
O resultado mostra mais uma vez que o pré-candidato da oposição, Israel Guerra evoluiu no cenário político, e já mostrou ao que veio. 

Redação/Foto/Hozana Araújo 
com informações do Instituto de Pesquisa Múltipla

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...