sábado, 14 de setembro de 2013

Cantora gospel de Descalvado morre em SP após sofrer embolia pulmonar

Cantora morreu em São Paulo aos 32 anos (Foto: Lu Bertolutti/Arquivo pessoal)
A cantora gospel de Descalvado (SP) Lu Bertolutti de 32 anos morreu na noite de quarta-feira (11), em São Paulo, vítima de embolia pulmonar. Internada no Hospital das Clínicas, ela teve seis paradas cardiorrespiratórias em menos de três horas e não resistiu. Ela lançaria seu segundo CD no próximo domingo (15) na cidade natal.

Segundo o tio e empresário da cantora, Silvio Rodrigues, Lu estava na empresa dele quando passou mal por volta das 17h. “Planejávamos como seria o show quando ela desmaiou. Ele voltou a si durante cinco minutos, mas sentiu falta de ar e desmaiou novamente. Só deu tempo de socorrê-la rapidamente, foi muito desespero”, relatou o tio. Por volta das 22h ela morreu.

Carreira
A cantora começou a carreira ainda na infância. Aos 12 anos, ela passou a integrar um trio chamado The Country Girls. Quatro anos depois ela largou o sertanejo para se dedicar à música gospel.

O primeiro CD da jovem, intitulado “Para o Seu Coração” foi lançado em 2004. Agora ela se preparava para apresentar o seu novo trabalho "Com Meu Louvor". “Nesse álbum ela amadureceu mais a voz e conseguiu estabilizar o nome dela no Brasil. Devido a essa fatalidade, acho que a música mais marcante é a que leva o nome do álbum, cuja letra diz ‘com meu louvor eu vou tocar o céu’”, disse o empresário.

Sonho
Filha única, Lu era solteira e mãe de uma menina de 10 anos e de um adolescente de 15. Segundo o tio, a cantora sempre foi uma pessoa saudável e batalhadora. “O sonho dela era viver da música e alcançar uma carreira de sucesso. Com isso, queria comprar uma casa para os pais. A cidade está comovida com essa perda. É uma sensação de impotência total”, relatou o empresário.

Embolia
A embolia pulmonar é causada pela obstrução das artérias por coágulos. Embora o nome remeta para os pulmões, a embolia atinge, na verdade, as veias que levam o sangue até o órgão.

Segundo o pneumologista Marcos Abdo Arbex, a embolia é extremamente comum e é a terceira causa cardiovascular de morte, atrás do infarto do miocárdio e do acidente vascular cerebral (AVC).

O especialista explicou que alguns fatores predispõem à embolia. Normalmente o trombo, que é um coágulo de sangue que se forma dentro de uma veia e obstrui total ou parcialmente a passagem do sangue, chega ao pulmão.

O coágulo se forma nas veias dos membros inferiores principalmente devido à falta de imobilidade. Qualquer viagem em que se fique muito tempo parado favorece a formação de trombo. “É muito comum ainda em pós-operatório ou se a pessoa tem problema no sangue, sendo mais grosso do que deve, ou por algum motivo o próprio vaso do indivíduo tem alguma má formação”, explicou.

O médico ressalta que a melhor prevenção é o movimento. “Se a pessoa estiver no hospital, é preciso mobilização precoce. Se estiver em uma viagem longa, seja de ônibus ou avião, deve se locomover pelo corredor do veículo a cada duas horas”, disse.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...