quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Na Moral sobre o Estado laico: saiba detalhes sobre o debate com participação do pastor Silas Malafaia e ATEA

Na Moral sobre o Estado laico: saiba detalhes sobre o debate com participação do pastor Silas Malafaia e ATEA; Assista
A edição desta quinta-feira, 01 de agosto, do programa Na Moral, da TV Globo, terá um debate sobre o Estado laico entre representantes cristãos, um ateu, um babalorixá e ainda depoimentos do ex-ministro do Supremo Tribunal Federal, Ayres Britto.
Os convidados de Pedro Bial para o debate foram o pastor Silas Malafaia, o padre Jorjão, o babalorixá Ivanir dos Santos e o presidente da Associação Brasileira de Ateus e Agnósticos (ATEA), Daniel Sottomaior.
O apresentador declarou ao site do programa que o a conversa entre os convidados foi bastante franca: “Um debate tão direto botando lado a lado ateu, candomblecista, pastor evangélico e padre. Não me lembro de ter visto algo tão transparente assim, nada semelhante a isso”.
O próprio Silas Malafaia afirmou que houveram momentos “quentes” no debate, e chamou a atenção para o fato de que a gravação do programa foi superior a duas horas, e que a versão que será levada ao ar terá apenas 35 minutos. “Uma das coisas mais importantes de um estado democrático de direito é o contraditório, é a discussão das ideias. E eu gosto muito desse negócio. Lógico que eu vou defender o meu ponto de vista: o estado é laico, mas não é laicista”, disse o pastor.
Malafaia frisou que a edição do programa poderá ser desfavorável a ele: “Podem colocar alguns dos meus momentos não muito bons”. Desde então, o pastor vem pedindo a seus seguidores no Twitter que acompanhem o programa, e peçam a conhecidos que também assistam sua participação.
Apesar do debate ser em torno do Estado laico, Daniel Sottomaior fez referências ao envolvimento da religião com a escravidão nos séculos passados. A informação pode ser conferida nas chamadas da TV Globo para o programa, e numa publicação da própria ATEA em sua página no Facebook. “A Globo está fazendo uma chamada do Na Moral em que aparece o presidente da Atea associando religião à escravidão. Alguém poderia nos fazer a gentileza de gravar e nos enviar?”, publicou a entidade na rede social.
O babalorixá Ivanir dos Santos é carioca, e durante a visita do papa ao Rio de Janeiro foi recebido pelo pontífice católico no Teatro Municipal, num evento em que Francisco discursou para a sociedade civil organizada. “Pela primeira vez um representante do candomblé é recebido por um papa. Isso é inédito. Foi um passo muito importante. Marca um gesto de respeito às religiões afro-religiosas e minoritárias”, declarou na ocasião.
Além dos convidados citados acima, o sambista Arlindo Cruz também participou do programa, cantando músicas como “O Bem” e “Meu Lugar”, que de alguma forma, fazem referência ao tema do programa.

Fonte/Gospel+

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...