terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Tragédia de Santa Maria faz muitos ateus pensarem em Deus


Tragédia de Santa Maria faz muitos ateus pensarem em Deus
A tragédia de Santa Maria que ocorreu no dia 27, madrugada de domingo, tem feito muitas pessoas pensarem mais em Deus, estudo revela que depois dessa ou outras tragédias, pessoas passam a crer mais em Deus, pelo fato de encontrarem um amparo através da fé.
Depois da tragédia onde 236 jovens morreram houve muita manifestação de líderes religiosos, demostrando solidariedade, preocupação e oferecendo ajuda aos familiares das vítimas. Também houve manifestações de ateus. Nesta semana um grupo de ateus, a ATEA, foi muito criticado até, pelos próprios ateus, depois de postarem uma foto dos corpos queimados das vítimas em Santa Maria, com a legenda perguntando “Cadê Deus?”.
Os próprios ateus estão com vergonha desta atitude do grupo ATEA, muitos comentaram dizendo que isso não é hora de criticar os crentes, que isso não é hora de se “mostrar que estão certos”, que em vez de ficar postando este tipo de coisa deveriam ter atitudes solidárias com os familiares das vítimas.

O grupo ATEA mesmo depois de apagar a imagem continuou questionando “onde esta Deus na hora das tragédias que acontecem pelo mundo” chegando a usar argumentos de pastores que comentaram que “se aqueles jovens tivessem na igreja não estariam mortos”. O grupo ATEA veio lembrar a tragédia na Igreja Renascer onde o teto desabou e a superlotação da Igreja Universal do Reino de Deus que causou morte de dez pessoas.
Mas esta atitude de perguntar “Cadê Deus?” teve um efeito contrário para as pessoas que não acreditavam em Deus, por causa da tragédia muitos não crentes começaram a buscar mais a Deus, por acreditar que ali encontrarão o conforto necessário para superar a perda de seus familiares.
O que acontece após a morte deixa até mesmo quem não acredita em Deus com fé, segundo um estudo realizado pela Universidade de Otago, na Nova Zelândia. Diante desse tema os ateus passam a ter menos certeza da não existência de Deus ainda que essa dúvida surja inconscientemente.
Ficar de frente com a morte pode fazer ateus deixarem de ter tanta certeza que Deus não existe. Estudos feitos na universidade com 265 alunos entre eles religiosos e ateus, revelou que ateus tem mais dificuldade em negar a existência de Deus quando foram submetidos a escrever sobre sua própria morte, demostrando que não estão tão certos assim que Deus não existe.
“O medo da morte é uma experiência quase universal e as crenças religiosas parecem ajudar a lidar com essa ansiedade”, disse o professor Jamin Halberstadt, coautor do estudo que será publicado na próxima edição do Journal of Experimental Social Psychology.

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...