A ex-ministra do Meio Ambiente e evangélica Marina Silva visitou na tarde desta terça-feira, dia 20, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que realiza tratamento no hospital Sírio-Libanês, na capital paulista.
Segundo informações repassadas pela assessoria do Instituto Lula, o encontro começou pouco depois do meio dia e durou cerca de 30 minutos. O teor da conversa não foi divulgado.
Lula está fazendo sessões de fonoaudiologia para recuperação da voz, que foi afetada por um câncer de laringe.
Após o encontro, Lula dirigiu-se ao seu apartamento no ABC paulista. O ex-presidente voltará a realizar exames para mensurar se o câncer foi vencido com os tratamentos de rádio e quimioterapia, que foi concluído em 17 de fevereiro.
A expectativa da equipe medica é de que os exames confirmem o desaparecimento do tumor.
O câncer
Lula foi submetido a uma série de exames após queixar-se de dores de garganta no final de outubro do ano passado. O boletim médico elaborado na época informava que havia sido diagnosticado um tumor maligno na laringe. Os tratamentos indicados foram quimioterapia e posteriormente radioterapia.
O câncer na região da laringe é conhecido por ser um tipo comum que afeta a população masculina, além de ser o de maior incidência na região da cabeça e pescoço. Seus sintomas mais comuns são dor de garganta, rouquidão, dificuldade de engolir, e falta de ar. Já as principais causas apontadas para seu aparecimento são o tabagismo e consumo de álcool.
Mesmo após o encerramento das sessões de quimioterapia, um quadro de pneumonia foi identificado no ex-chefe de estado no dia 11 de março, o que o obrigou a ser internado novamente, por oito dias, no hospital da capital paulista.
Sua assessoria informou que ele se sente bem e vem recuperando o peso perdido durante a internação. As sessões de fonoaudiologia devem continuar por tempo indeterminado.

Fonte: The Christian Post