domingo, 21 de agosto de 2011

Ministério Público de Pernambuco e Poder Judiciário combatem violência contra crianças e adolescentes

A cada caso de violência contra crianças e adolescentes notificado à autoridade competente no país, 20 outros casos acontecem no mesmo horário sem qualquer comunicação. Com base nesses dados alarmantes, o Ministério Público de Pernambuco e Poder Judiciário expediram recomendação conjunta com a finalidade de que os profissionais de saúde e de educação comuniquem, as autoridades competentes, os casos de suspeita ou confirmação de violência contra crianças e adolescentes do município de Pesqueira.
A recomendação visa ressaltar que é obrigação legal e ética dos profissionais de saúde e de educação comunicarem os casos que tenham conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de violência contra criança ou adolescentes.  Dessa forma, médicos, profissionais da área de saúde, professores, diretores e responsáveis por estabelecimentos de atenção à saúde e de ensino fundamental, médio, pré-escola, faculdades e creches do município devem ficar atentos ao cumprimento da norma.

Vale ressaltar que a omissão é punível com pena de multa, se a referida conduta não constituir infração mais grave. A violência contra crianças e adolescentes se dá através de agressões físicas, psicológicas, maus-tratos, negligência, abuso e exploração sexual. 

Direitos garantidos - A Constituição Federal de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) garantem a toda criança e adolescente, com absoluta prioridade os seus direitos fundamentais, assegurando-lhes primazia em receber proteção e socorro, precedência no atendimento nos serviços públicos, preferência na formulação de políticas e destinação privilegiada de recursos para sua proteção. 
 
Redação Impacto Gospel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...